15 de maio de 2018 às 12:04

Seleção tem domínio de corintianos da era Tite e brasileiros do Shakhtar

Clube onde o técnico da seleção brasileira, Tite, obteve melhores resultados e ganhou seus principais títulos, o Corinthians é a equipe onde mais jogadores da seleção atuaram em algum momento da carreira.  São seis convocados para a Copa da Rússia que defenderam a equipe paulista.

Desses, cinco jogaram em algum momento com Tite como técnico. Dois ainda estão no clube, o goleiro Cássio e o lateral-direito Fagner.

Cássio, por exemplo, tem cinco títulos ao lado de Tite no Corinthians: a Libertadores e o Mundial de 2012, o Paulista e a Recopa de 2013 e o Campeonato Brasileiro de 2015.

Fágner era titular do treinador na conquista do Campeonato Brasileiro de 2015, o último título do técnico no clube antes de assumir a seleção brasileira.

Nessa mesma competição também estava o meia Renato Augusto, hoje no chinês Beijing. O jogador foi considerado o melhor do pentacampeonato corintiano.

Já o volante Paulinho era o principal nome de Tite entre 2011 e 2013. O primeiro título com o técnico foi o Brasileiro 2011, seguido pela Libertadores e Mundial 2012 e finalizado com o Paulista de 2013.

Outro que também estava no Brasileiro de 2011 e na Libertadores de 2012 foi o zagueiro Marquinhos. Foi promovido por Tite das categorias de base do Corinthians durante a campanha do pentacampeonato nacional 2011. No ano seguinte, Marquinhos foi inscrito na vaga de Adriano para vestir a camisa 10 da campanha da Libertadores.

Então com 18 anos, ele atuou apenas 15 vezes pela equipe principal alvinegra antes de ser vendido à Roma, no começo de 2013.

Mais um ex-corintiano na equipe da seleção na Copa foi Willian. O meia chegou a conviver com Tite no Corinthians, mas nunca atuou no clube com o treinador.

O jogador do Chelsea iniciou a carreira na equipe do Parque São Jorge e se transferiu para o Shakhtar em 2007, com 17 anos. O meia-atacante estava no elenco campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2005, quando Tite era o técnico da equipe principal.

O ucraniano Shakhtar Donetsk é o segundo time pelo qual os convocados mais tiveram passagens. Willian, Douglas Costa e Fernandinho já jogaram no clube, e Fred e Taison ainda fazem parte do elenco.

O Manchester City vem logo atrás, com quatro nomes: Ederson, Danilo, Fernandinho e Gabriel Jesus, todos ainda membros do elenco da equipe inglesa.

Os gaúchos Grêmio (Cássio, Geromel e Douglas Costa) e Internacional (Fred, Alisson e Taison) possuem três jogadores que já passaram pela equipe cada. Os dois tiveram Tite como treinador.

No Inter, Tite conviveu com o ainda jovem Taison. Juntos, venceram uma Copa Sul-Americana (2008), um Gaúcho (2009) e uma Copa Suruga (2009). Nessa época, o goleiro Alisson fazia parte do time colorado nas categorias de base.

A equipe convocada por Tite se apresenta na próxima segunda-feira (21), na Granja Comary, em Teresópolis.

O Brasil estreia no Mundial dia 17, em Rostov, contra a Suíça. Antes, faz dois amistosos: contra a Croácia, em Liverpool, e contra a Áustria, na Áustria.

Confira a lista completa de convocados: