Notícias

14 de junho de 2018 às 02:00

Ciro Gomes corre o risco de ficar sem palanque em São Paulo

?

?

Ciro Gomes (PDT-CE) corre o risco de ficar sem palanque em São Paulo, o principal colégio eleitoral do país. Gabriel Chalita (PDT-SP), que já foi deputado e secretário estadual e municipal de Educação, era o nome do presidenciável para ocupar espaço no estado. Ele, no entanto, comunicou há poucos dias que não quer concorrer a nenhum cargo.

Com isso, o PDT passou a admitir a ideia de se aliar ao governador de São Paulo, Márcio França (PSB-SP), que disputa a reeleição.

Uma eventual aproximação, no entanto, não se replicaria automaticamente no plano nacional. Ciro quer o apoio do PSB de França para concorrer à Presidência, mas o governador já se comprometeu com o tucano Geraldo Alckmin.

O PT também almeja o apoio do PSB na campanha presidencial â?”mas integrantes da legenda socialista acreditam que os petistas já respirariam aliviados com a simples neutralidade, evitando que os socialistas se aliassem a Ciro.

PT e PSB negociariam apoios regionais. Em Pernambuco, os socialistas precisam que o PT os apoie, vetando a candidatura própria de Marília Arraes. Em troca, o PSB poderia retirar a pré-candidatura de Marcio Lacerda em Minas Gerais, apoiando a reeleição do petista Fernando Pimentel (PT-MG).

Os dois partidos discutem alianças em sete estados: Pernambuco, Acre, Rio Grande do Norte, Amapá, Paraíba, Bahia e Sergipe.

Já com o PDT de Ciro Gomes os socialistas estão afinados no Espírito Santo, Distrito Federal, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega está escrevendo um livro de memórias de seus tempos no cargo.

Além de cuidar do filho adolescente, Mantega divide o tempo em depoimentos à Polícia Federal e à Justiça. Ele tem sido chamado quase que semanalmente para falar nos processos a que responde.

O filme “Além do Homem”, de Willy Biondani, que tem no elenco os atores Sergio Guizé e Fabrício Boliveira e conta com participação especial de Jai Baptista, teve pré-estreia na segunda (11). As atrizes Bianca Bin e Denise Fraga assistiram à sessão, no shopping Cidade Jardim.?

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, manterá a reunião com o presidente Temer, prevista para a próxima semana, em que planeja apresentar uma minuta de projeto de lei que cria editais da Caixa Econômica Federal para direcionar 3% da arrecadação das loterias federais a projetos culturais.

O investimento era previsto em lei, mas não vinha se concretizando porque a verba, depositada no Tesouro, acabava se perdendo. Na terça (12), no entanto, o presidente assinou uma medida provisória que poderá reduzir o valor a 0,5%. Sá Leitão, que divulgou uma nota afirmando que a decisão de Temer é equivocada, pretende pleitear com o presidente a volta da porcentagem anterior.

Um projeto de aplicativo chamado Carlota Presente venceu uma maratona de desenvolvimento realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, entidade presidida pela empresária Luiza Helena Trajano que defende o protagonismo feminino nos negócios e na política. O nome do software homenageia Carlota Pereira de Queiroz, primeira deputada federal eleita no Brasil.

O aplicativo vai monitorar dados e perfis de mulheres que concorrem a cargos. A ideia é verificar se as campanhas estão ativas e denunciar casos em que elas são usadas como laranja para que os partidos cumpram a lei que estabelece cota de 30% para candidatas mulheres.

A escritora Hilda Hilst terá uma casa temática na Flip deste ano, onde devem ocorrer saraus com textos dela. É a primeira vez que o autor homenageado do evento tem um local com seu nome. O espaço foi idealizado pelo Instituto Hilda Hilst, pela Cia. das Letras e pela Hysteria. 

Atendendo a um pedido de Eduardo Suplicy (PT), o vereador Fernando Holiday (DEM), membro do Movimento Brasil Livre, recebeu na quarta (6), em seu gabinete, o diretor do Teatro Oficina, Zé Celso, outros integrantes da companhia e moradores do bairro do Bexiga.

O grupo havia ido à Câmara para pressionar pela aprovação do projeto que cria um parque no terreno de Silvio Santos onde o apresentador quer construir torres residenciais. O Teatro Oficina, vizinho ao local, se opõe ao projeto há décadas. O prédio da companhia é tombado.

Holiday tem obstruído a votação do projeto no plenário, argumentando que a proposta deve antes passar em todas as comissões da casa. E descreveu na tribuna, para argumentar contra a ideia, a cena de uma peça do Teatro Oficina que considera imoral, em que um ator introduz um dedo no ânus de outro.

A coluna teve acesso a um vídeo da reunião na íntegra.

Zé Celso abre o encontro dizendo que “a moral é uma coisa muito relativa”. E recita uma versão do “Soneto do Olho do Cu”, de Rimbaud e Verlaine, que aparece na cena descrita por Holiday: “Humilde / Com pregas / Úmido ainda do amor / cravo roxo / Sempre caí de boca e língua nessa ventosa”. Termina: “Vamos todos tomar no cu”, entoando um canto. Os membros do Oficina acompanham.

Holiday o escuta até que o dramaturgo afirma que a visão de mundo do vereador é “o fascismo, o nazismo, uma coisa inclusive racista”. O parlamentar então interrompe Zé Celso. E enumera seus argumentos contra o parque: a prefeitura não teria dinheiro para criá-lo, teria prioridades maiores, e o projeto relativizaria o direito à propriedade privada.

A confusão toma o gabinete quando um dos assessores de Holiday relaciona a proposta com a disseminação de “uma atividade cultural com a qual a gente não concorda”. “A gente tá falando do parque, não do Teatro Oficina”, diz alguém. “As discussões se entrelaçam”, responde o vereador. “Estamos diante de uma situação de censura”, afirma uma integrante da companhia.

A discussão chega a causar tensão entre componentes do Oficina e um morador do bairro, que pede que o debate se concentre no parque e na região. Uma atriz diz que o tema do conteúdo do teatro foi levantado pelo vereador.

A reunião termina sem conclusão. Suplicy agradece a Holiday pelo encontro. E os membros do Teatro Oficina saem, cantando.

O Consulado de Portugal e a Casa Portugal realizam evento para a transmissão do jogo de Portugal e Espanha. Nesta quinta (14), às 15h, na av. Liberdade, 602. 

O advogado Rogério Taffarello participa nesta quinta (14) de um seminário sobre riscos penais e compliance no Brasil voltado para investidores estrangeiros. Às 8h30, em Londres. 

O dentista Fábio Bibancos recebe nesta quinta (14) o prêmio da Fundação Mapfre, na Espanha. A cerimônia será presidida pela rainha Sofia, que entregará os prêmios.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Fonte: FOLHA

comentários

Estúdio Ao Vivo

sobre nós

A Rádio Diocesana AM, localizada na cidade da Campanha, Sul de Minas Gerais,  é uma emissora da Fundação Cultural  e Educacional Nossa Senhora do Carmo. Sua programação está pautada sobre os pilares da informação, da formação, da cultura e do entretenimento.


facebook

Streaming by: