16 de maio de 2018 às 02:00

Márcio França comemora apoio à homenagem de PM que matou ladrão

O governador de SP, Márcio França, comemorava na terça (15) a repercussão da homenagem que ele fez à PM que matou um ladrão na porta de uma escola no domingo (13). Uma enquete que chegou às mãos da equipe dele mostrava que 72% dos entrevistados tinham ouvido falar do fato --e 90% apoiavam a atitude do governador.

A cobertura feita pela imprensa, ainda que crítica, em alguns casos, à iniciativa, teria o condão também de tornar França mais conhecido, de acordo com seus estrategistas.

O PSDB teme que Geraldo Alckmin continue recuando nas pesquisas, como ocorreu em sondagens como a da CNT/MDA. Divulgada na segunda (14), ela mostrava o ex-governador caindo de 8,6%, em março, para 5,3% neste mês, num cenário sem Lula.

Há previsões pessimistas de que, no ritmo atual, ele poderia chegar em julho com 3% nas sondagens.

Nesse contexto, voltou a circular entre lideranças do PSDB, do PSB e até do DEM a ideia de deslocar João Doria para ser vice na chapa de Alckmin. Ele deixaria o caminho livre para França disputar o governo de SP, evitando uma disputa sangrenta no estado, e daria musculatura ao ex-governador.

O problema dessa solução é o próprio Doria, que não teria razão para sair da disputa paulistana já que está em primeiro lugar nas pesquisas. Haveria o risco também de ele passar a reivindicar abertamente o lugar de Alckmin na chapa.

Seis presos fugiram do Complexo Médico Penal de Pinhais, no Paraná, na tarde do domingo (13). Eles não tinham contato com os presos da Lava Jato, que ficam na sexta galeria. Os detentos furaram a laje de uma das celas do Pavilhão 3 e escaparam do presídio pelo telhado.

Quatro deles já foram recuperados e dois permanecem foragidos. Segundo o Departamento Penitenciário do Paraná, um procedimento administrativo será aberto para apurar o caso.

Ivo Müller integra o elenco do curta-metragem “O Ã"rfão”, de Carol Markowicz, selecionado na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes; ele também está em cartaz na peça “Sutura”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Os ex-integrantes da Comissão da Verdade pediram audiência com a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia. Eles defendem que a corte reveja a Lei de Anistia.

Acreditam que sua posição foi reforçada depois da revelação de documentos da CIA que afirmam que o ex-presidente Ernesto Geisel autorizou a execução sumária na ditadura militar.

Um trecho da Ação Direta de Inconstitucionalidade que pode proibir a polícia de fechar acordos de colaboração premiada de forma independente do Ministério Público, pode beneficiar Antonio Palocci, apostam pessoas envolvidas na negociação fechada pelo ex-ministro com a Polícia Federal.

No texto, apresentado ao STF em 2016, o então procurador-geral da República Rodrigo Janot pede para que “os efeitos” de acordos celebrados pela polícia antes de eventual proibição pela corte sejam preservados.

A ópera “La Traviata”, de Giuseppe Verdi, teve sessão para convidados realizada na segunda (14), no Theatro Municipal. O evento contou com a presença do ex-embaixador Rubens Barbosa e de sua mulher, Maria Ignez Barbosa. O espetáculo traz a mezzo soprano Juliana Taino no elenco e é regido por Roberto Minczuk.

Um edital anual que incluiria R$ 100 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual no orçamento para a produção de longas-metragens foi rejeitado em uma votação do comitê gestor dos recursos, na segunda (14), graças aos seis votos de membros do governo no órgão.  Os representantes do setor audiovisual, contrariados, deram dois votos contra a decisão. Um terceiro se absteve.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, diz que “não faz sentido” um edital “sem um tempo razoável” entre uma edição e outra â?”o concurso aprovado no orçamento de 2017 foi lançado apenas em março deste ano.

Diz também que a produção de cinema receberá em 2018 mais que a soma de todas as linhas de financiamento no ano passado e que tem “dificuldade de entender o porquê de algumas pessoas do setor não perceberem isso”. “É uma questão de matemática”, afirma.

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo fará nos dias 26 e 27 de maio uma programação especial em comemoração de seu aniversário de 48 anos. O evento incluirá uma apresentação da cantora Lurdez da Luz na área externa do espaço, um encontro com o fotógrafo americano Sandro Miller e uma feira gastronômica.

Os advogados Ricardo Tosto, Arnoldo Wald e Jorge Nemr marcaram presença no coquetel de lançamento da Câmara de Arbitragem e Mediação da CCIBC (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China), na segunda (14), no Itaim Bibi. O presidente da CCIBC, Charles Tang, também compareceu ao evento.

Elba Ramalho e Mariana Aydar fazem show beneficente nesta quarta. Às 20h30, no Canto da Ema.

Simone Sou faz show inédito de seu trabalho “S.O.S Bras Beat” com a participação de Bocato e Carlos Malta. Na quinta, às 21h30 no Sesc Pompeia.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO