Lúcio Mauro Goulart

• reality show do UFC

Globo cancela reality show do UFC em 2016

Em 18/02/2016 05:37:04 Por: Redação Cross Host (0) Comentários

Já estamos em meados de fevereiro e, você, fã de MMA, deve ter reparado em algo estranho. Onde está a versão brasileira do reality show The Ultimate Fighter? Nos últimos quatro anos, nesta época, as notícias sobre o TUF Brasil já estavam pipocando e as gravações a todo vapor. Mas esse sumiço tem um – sério – motivo: não teremos edição em 2016.

O blog apurou junto da Globo, parceira do UFC para a realização do programa nas quatro primeiras temporadas, que show está oficialmente encostado na emissora.

“Não há previsão este ano para a exibição de uma nova temporada do TUF na Globo”, resumiu o canal, que ainda explicou mais. “O motivo do cancelamento é por estratégia de grade.”

O programa passou por muitos altos e baixos na Globo, tanto de audiência quanto de qualidade da produção. O primeiro ano foi um grande sucesso, com Wanderlei Silva e Vitor Belfort como treinadores, principalmente por conta do ar de novidade e dos bons lutadores – quase todos os participantes acabaram contratados.

No ano seguinte, mudaram o foco com Fabrício Werdum e Minotauro como técnicos. Tivemos lutadores fracos e muita zoeira. O respiro veio na terceira temporada, quando tivemos a enorme e violenta rivalidade entre Wanderlei Silva e Chael Sonnen. Mas a quarta temporada naufragou, mesmo sendo gravada em Las Vegas e com o caso de doping de Anderson Silva tendo estourado no meio das gravações.

Essa “estratégia de grade” que o canal fala está diretamente ligada aos resultados que o programa vinha dando no Ibope. Se em sua temporada de estreia chegou a dar 15 pontos mesmo no ingrato horário, não passou de 7 pontos no ano passado. E ter o programa na madrugada de domingo para segunda também não ajudava em nada.

Giovanni Decker, presidente do UFC no Brasil, comandou as negociações da renovação do evento com a Globo nos últimos meses – ela acabou acontecendo – buscava manter o programa, propondo alguma grande reformulação, mas isso acabou não sendo o suficiente.

Agora, a esperança de ressurreição do TUF Brasil está na TV fechada. Há a chance de ele voltar no Combate – canal em pay-per-view que transmite todos os eventos do UFC no Brasil e tem até mesmo o Ultimate como um dos acionistas – ou no próprio Sportv, da Globosat.

E os eventos do UFC na Globo, como ficam? Da mesma maneira. Nada foi mudado nesta renovação. Teremos eventos no Brasil ao vivo e no exterior com 30 minutos de atraso. O primeiro que será transmitido em 2016 será o UFC 196, quando Rafael dos Anjos defende cinturão dos leves contra Conor McGregor em Las Vegas.

O blog entrou em contato com o UFC nos últimos dias, mas não obteve nenhuma resposta sobre o assunto.